Nos posts anteriores falamos um pouco sobre cada autor (Maslow, Alderfer
e McClelland) e seus pontos de vista sobre a motivação, necessidade e desejos
dos seres humanos. Os três autores falam sobre motivação como realizações
pessoais, que melhor atendem as necessidades do indivíduo. Apesar de cada um
defender sua tese de maneira própria, todos eles estão interligados e fundamentam
suas teorias na de Maslow.
Pegando como exemplo um âmbito empresarial, a resposta para o problema
da motivação, qualquer que seja a tese estudada, será primeiramente identificar
e buscar ferramentas capazes de promover a satisfação e motivação no trabalho
e, conseqüentemente, obter melhores resultados para a empresa.
A motivação humana tem várias faces e é preciso observá-las com atenção.
É importante conhecer elementos de valor dos empregados com a finalidade de
elaborar programas de pessoal voltados para os empregados. Saber ao que as
pessoas atribuem maior valor dentro de seu ambiente de trabalho para que lhes
venha a proporcionar maior motivação no sentido positivo, é de grande
importância, pois, em cima disso a empresa pode achar melhores formas de
recompensar seus empregados, assim deixando-os mais satisfeitos e motivados. É
óbvio que as pessoas têm naturezas diferentes e, assim, o que pode ser bom para
uma pessoa, pode não ser bom para outra, já que as necessidades variam de
acordo com o sujeito, o que proporciona comportamentos diferentes.
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