segunda-feira, 14 de maio de 2012

Motivação x Satisfação



Nos posts anteriores falamos um pouco sobre cada autor (Maslow, Alderfer e McClelland) e seus pontos de vista sobre a motivação, necessidade e desejos dos seres humanos. Os três autores falam sobre motivação como realizações pessoais, que melhor atendem as necessidades do indivíduo. Apesar de cada um defender sua tese de maneira própria, todos eles estão interligados e fundamentam suas teorias na de Maslow.

Pegando como exemplo um âmbito empresarial, a resposta para o problema da motivação, qualquer que seja a tese estudada, será primeiramente identificar e buscar ferramentas capazes de promover a satisfação e motivação no trabalho e, conseqüentemente, obter melhores resultados para a empresa.

A motivação humana tem várias faces e é preciso observá-las com atenção. É importante conhecer elementos de valor dos empregados com a finalidade de elaborar programas de pessoal voltados para os empregados. Saber ao que as pessoas atribuem maior valor dentro de seu ambiente de trabalho para que lhes venha a proporcionar maior motivação no sentido positivo, é de grande importância, pois, em cima disso a empresa pode achar melhores formas de recompensar seus empregados, assim deixando-os mais satisfeitos e motivados. É óbvio que as pessoas têm naturezas diferentes e, assim, o que pode ser bom para uma pessoa, pode não ser bom para outra, já que as necessidades variam de acordo com o sujeito, o que proporciona comportamentos diferentes.







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