domingo, 13 de maio de 2012

Clayton Alderfer

Clayton Alderfer Paul nasceu no dia 01 de setembro de 1940 em Sellersville, Pensilvânia. Ele desenvolveu a teoria de ERC (existência, relacionamento e crescimento), a partir da teoria de Maslow e de novas pesquisas em 1969.



Alderfer concorda que a motivação pode ser medida seguindo uma hierarquia de necessidades, porém contradiz da Teoria de Maslow em alguns pontos básicos.
Maslow via as pessoas subindo progressivamente dentro da hierarquia das necessidades. Já Alderfer percebia que as pessoas subiam e desciam dentro da hierarquia das necessidades e que existiam apenas três fatores essenciais para motivação:
  •  Necessidade existencial: necessidades básicas de Maslow, ou seja, necessidades de sobrevivência;
  • Necessidades de relacionamento: o ser humano tem necessidade de relacionamentos interpessoais, ou seja, sociabilidade e relacionamento social;
  • Necessidade  de crescimento: necessidade que o ser humano tem de criar, dar sugestões, participar, etc; desenvolvimento do potencial humano.



 A Teoria ERC afirma ainda que a ordem das necessidades pode ser diferente para cada pessoa, de forma que um indivíduo pode negligenciar suas necessidades de existência na busca de satisfazer suas necessidades de crescimento, por exemplo. Ainda de acordo com a Teoria ERC, quando uma necessidade de nível mais alto não pode ser satisfeita, uma necessidade mais básica (que parece mais fácil de ser atendida) pode ser reativada, o que é conhecido como princípio da frustração-regressão.


Um comentário:

  1. O Alderfer contribui para muitos questionamentos acerca da motivação, principalmente no que se refere às diferenças entre as pessoas.

    ResponderExcluir