A motivação dentro das empresas, principalmente nas de
grande porte, vem sendo bastante estudada e analisada para que haja uma melhora
nos serviços e na produção. O exemplo usado pelo nosso grupo para que haja uma
maior explicação e melhor entendimento sobre o assunto é sobre o processo
motivacional nas empresas ALGAR TECNOLOGIA e CALL LINK em Uberlândia.
No complexo empresarial onde trabalham diversos funcionários
com telemarketing há diferentes tipos de motivação. Citaremos exemplos
vivenciados pelos integrantes Michel Borges, que já trabalhou na CALL LINK e
por Jessica Mendes, que já trabalhou na ALGAR.
Dentro de ambas as empresas os funcionários são divididos em
duas áreas: Projeto ativo e/ou receptivo. No projeto receptivo os funcionários lidam
com os problemas e processos burocráticos da empresa, e no projeto ativo a
venda de produtos é o principal foco. No projeto receptivo não há comissão
sobre os casos resolvidos, enquanto existe uma bonificação sobre as vendas no
projeto ativo.
Para lidar de melhor forma e motivar os funcionários da área receptiva os supervisores (os responsáveis por um grupo de atendentes de acordo com suas funções) oferecem alguns brindes para quem ‘‘fecha’’ mais casos ou para quem presta melhor atendimento. Chocolates, vale-alimentação de baixo valor, garrafinhas ou pequenos utensílios são oferecidos como motivação. Isso na maioria das vezes gera uma pequena competição (de forma descontraída) entre os funcionários e pode trazer melhoras no rendimento do dia. Mas isso não tem grande peso nas atitudes das pessoas, pois se não ele não ganha a ‘‘disputa’’, não há uma real perda.
Já no caso do projeto ativo onde há um ganho financeiro sobre as vendas e casos fechados há uma maior motivação, pois isso afeta o salário no final do mês e, automaticamente, interfere na vida pessoal de forma positiva quando há uma maior rentabilidade.
Para lidar de melhor forma e motivar os funcionários da área receptiva os supervisores (os responsáveis por um grupo de atendentes de acordo com suas funções) oferecem alguns brindes para quem ‘‘fecha’’ mais casos ou para quem presta melhor atendimento. Chocolates, vale-alimentação de baixo valor, garrafinhas ou pequenos utensílios são oferecidos como motivação. Isso na maioria das vezes gera uma pequena competição (de forma descontraída) entre os funcionários e pode trazer melhoras no rendimento do dia. Mas isso não tem grande peso nas atitudes das pessoas, pois se não ele não ganha a ‘‘disputa’’, não há uma real perda.
Já no caso do projeto ativo onde há um ganho financeiro sobre as vendas e casos fechados há uma maior motivação, pois isso afeta o salário no final do mês e, automaticamente, interfere na vida pessoal de forma positiva quando há uma maior rentabilidade.
De forma direta podemos dizer que uma comissão de R$ 50,00
no final do mês fará uma grande diferença para que aconteça o pagamento de uma
conta ou a compra de algo que seja importante para o funcionário. Afetando assim,
de acordo com Maslow e os outros autores as necessidades primárias da pessoa. Enquanto
o ganho de um bombom não afetará a vida pessoal ou as necessidades do mesmo.
Otimo o exemplo da Algar.
ResponderExcluirDifícil é identificar o que motiva cada funcionário...